quinta-feira, 31 de março de 2011

Os tucanos depenados

* Blog do Moacir Pereira

"Rachado irremediavelmente no plano nacional entre os grupos liderados por José Serra e Aécio Neves, o PSDB de Santa Catarina vive uma fase crítica de perda de prestígio e de credibilidade. Se tucano voa baixo, o tucanato catarinense arrisca-se a descer mais e espatifar-se no solo. A semana termina com o PSDB perdendo a principal prefeitura do Oeste e uma das mais importantes do Estado, com a cassação do mandato do prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, por abuso de poder econômico nas eleições de 2008. Seu advogado já entrou com agravo no TRE e recurso no TSE. Ambos foram negados. Sperotto poderá tentar outra saída política. A escolha do sucessor será pela Câmara Municipal de Caçador. Como a punição não implicou na perda ou suspensão dos direitos políticos, com maioria na Câmara, Sperotto pode retornar ao cargo.

O prefeito de José Boiteux, José Luiz Lopes, também foi cassado pela Justiça Eleitoral. A eleição do novo prefeito está marcada para o mês de abril. No Oeste, José Maria Branco perdeu o cargo de prefeito em São José do Cerrito. Assumiu o vice-prefeito. Euri Jung também teve cassado o mandato de prefeito de Cunha Porã. E José Alciomar de Matias foi cassado no cargo de prefeito de Celso Ramos.

O PSDB perdeu o comando de vários municípios em 2008. Mas tem em Criciúma seu maior colégio eleitoral. Clésio Salvaro realiza uma administração positiva e credencia-se como forte candidato à reeleição. Há, contudo, uma pendência. Foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral em 2008 e está inelegível por três anos. A sentença transitou em julgado. A punição termina este ano. Mas, segundo juristas, ele pode ser alcançado pela Lei da Ficha Limpa em 2012."

Nenhum comentário: